— LUISFRADE

R.I.P. Symbian

O que era esperado concretizou-se a Nokia e a Microsoft aliaram-se para criar um ecossistema conjunto que possa competir com as plataformas emergentes da Apple e da Google.
Esta mudança de estratégia foi comunicada hoje mas já era esperada ha muito….

Sendo agora o Windows Phone 7 considerada a plataforma principal de desenvolvimento da Nokia, isto significará a morte do Symbian OS que ha muito dava já sinais de estar envelhecido, bem como o abandono do da plataforma de desenvolvimento QT que a Nokia andava a fazer push ha já algum tempo e o MeeGo passará agora a não ser uma prioridade para a marca e apenas um teste.

Na minha opinião isto tudo faz bastante sentido. Por um lado a Nokia não mostrava sinais de por sí só conseguir reinventar-se mais uma vez e criar um ecossistema competitivo sozinha, por outro a Microsoft irá concerteza beneficiar do know-how da Nokia que já está presente ha bastante tempo no mercado e sempre foi conhecida por ser um bom fabricante de hardware para telemóveis tanto nos seguementos de mercado high-end como low-end.

Esta parceria não é comparável com a de outros fabricantes de telemóveis como a HTC que também desenvolve devices com Windows Phone 7, uma vez que na apresentação da parceria o CEO da Nokia fêz questão de frisar que seria a Nokia liderar o desenvolvimento do Windows Phone 7.

Faz sentido mas teremos de esperar pelo primeiro device que deverá sair antes do final deste ano e que quanto mais cedo estiver nas prateleiras melhor para as duas empresas.